O funcionamento do sistema de arrefecimento consiste em um circuito fechado e pressurizado, onde a água circula no interior do motor colhendo o calor gerado pela combustão e substituindo a temperatura com ambiente externo
Quando a temperatura da água atingir um determinado valor acima de 70ºC a válvula termostática começa a se deformar e abrir a passagem para a tubulação e mangueiras levarem água até o radiador.
Se o circuito de referigeração não funciona perfeito, de pouco nos serve um indicador de temperatura de água, já que nem este chegando água ao sensor, e assim, nunca sabemos a real situação crítica que está o motor.
Outro elemento de suma importância é a Válvula Termostática, ou popularmente conhecido por termostato. A função da válvula é a de impedir a circulação de água pelo radiador até que o motor não tenha chegado a sua temperatura de trabalho ideal. Se o termostato se estraga por falta de manutenção ou por sujeiras e ferrugens no sistema, não circulará água em nenhum momento pelo radiador, ou se chegar a circular será de forma deficiente, acarretando em aquecimento excessivo.
Por está razão, é comum encontrar gente que recomenda tirar a Válvula Termostática, para assim evitar problemas. Os problemas que vêm depois são piores, já que o motor demora demasiado em atingir sua temperatura de trabalho e em inverno dificilmente a alcance, trazendo problemas de excessivo consumo de combustível, e em longo prazo o deterioro do motor em si. O ideal é manter o termostato em perfeito estado de funcionamento, tanto no verão como no inverno.
Materiais Necessários:
Aditivo: Devem comprar uma boa marca, como Elf, Radiex ou Bardhall;
Limpa-radiadores: Da marca Bardhall ou Radiex;
Válvula Termostática: Somente em caso que não a tenham colocado ou que a que tenham esta esteja com problemas. A temperatura de abertura correspondente ao Renault 19 é de 89ºC podendo utilizar em casos de motores mais rodados um de 86ºC;
Junta de borracha para o termostato: Conhecido por “o´ring”. Se compraram a Válvula Termostática, o “o´ring” vem incluso, ou pode ser comprado separado para substituir a velha;
Chave de 10mm;
Uma mangueira.
Para começar, primeiro deve-se fazer a limpeza interna do circuito, isso se faz com o “Limpa-radiadores Bardhall” ou outra marca. Deixar o veículo em marcha lenta e deixá-lo aquecer. Depois agregar todo o conteúdo da embalagem em média (300 ml.) através da reservatório de expansão.
Também deve-se desconectar as 3 mangueiras menores que vão para o reservatório de expansão. Tirar o reservatório e retirar toda a sujeira dele. Muitas vezes costuma estar cheio de barro ou ferrugem colado em suas paredes, assim que têm duas opções: comprar um novo por aproximadamente uns R$25,00 ou limpa-lo inserindo areia, feijões ou grãos de arroz dentro e sacudir e esvaziar, limpando sempre após esse processo em água corrente para retirar qualquer sujeira.
Muitos preferem usar ácido clorídrico, fica a seu critério qual processo adotar, o importante que o reservatório fique ausente de sujeiras.
Agora se deve retirar a Válvula Termostática, já que ao esfriar, esta se fechou e não irá nos permitir esvaziar todo o sistema, principalmente retirando o líquido do cabeçote. A Vávlula Termostática encontra-se aproximadamente embaixo da tampa do distribuidor. Está presa por uma capa de proteção que pode ser metálica ou de plástico, essa por sua vez é fixada por 3 parafusos de 10mm. Se não o encontram, é simples: sigam a mangueira superior do radiador até a outra extremidade.
O radiador, que geralmente é de uma liga de Alumínio, excelente para defletir o calor, passa a cumprir seu papel de trocar a temperatura com o meio externo. O radiador é construído de uma forma que a água ande em “zigue e zague” como uma serpentina. Ligado a esta serpentina estão as “aletas” do radiador, dando a forma de uma colméia. O radiador está colocado em uma posição estratégica, na parte da frente do veículo, o objetivo é receber o ar mais fresco que entra pela grade e bate direto no radiador trocando o calor com a água quente do motor.
Depois de baixar a temperatura a índices normais de funcionamento, que estão em torno de 90ºC a 110ºC, a água volta para o reservatório de expansão e depois entra novamente para o motor e o ciclo recomeça sem parar, até se desligar o motor.
Texto: Gionei da Rocha
CUIDADOS COM O SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Outro elemento de suma importância é a Válvula Termostática, ou popularmente conhecido por termostato. A função da válvula é a de impedir a circulação de água pelo radiador até que o motor não tenha chegado a sua temperatura de trabalho ideal. Se o termostato se estraga por falta de manutenção ou por sujeiras e ferrugens no sistema, não circulará água em nenhum momento pelo radiador, ou se chegar a circular será de forma deficiente, acarretando em aquecimento excessivo.
Por está razão, é comum encontrar gente que recomenda tirar a Válvula Termostática, para assim evitar problemas. Os problemas que vêm depois são piores, já que o motor demora demasiado em atingir sua temperatura de trabalho e em inverno dificilmente a alcance, trazendo problemas de excessivo consumo de combustível, e em longo prazo o deterioro do motor em si. O ideal é manter o termostato em perfeito estado de funcionamento, tanto no verão como no inverno.
Aditivo: Devem comprar uma boa marca, como Elf, Radiex ou Bardhall;
Limpa-radiadores: Da marca Bardhall ou Radiex;
Válvula Termostática: Somente em caso que não a tenham colocado ou que a que tenham esta esteja com problemas. A temperatura de abertura correspondente ao Renault 19 é de 89ºC podendo utilizar em casos de motores mais rodados um de 86ºC;
Junta de borracha para o termostato: Conhecido por “o´ring”. Se compraram a Válvula Termostática, o “o´ring” vem incluso, ou pode ser comprado separado para substituir a velha;
Chave de 10mm;
Uma mangueira.
Para começar, primeiro deve-se fazer a limpeza interna do circuito, isso se faz com o “Limpa-radiadores Bardhall” ou outra marca. Deixar o veículo em marcha lenta e deixá-lo aquecer. Depois agregar todo o conteúdo da embalagem em média (300 ml.) através da reservatório de expansão.
Manter o motor em marcha durante durante 20 min., e depois desligar a ignição. Deixe esfriar um pouco o líquido do areefecimento. Uma vez que podemos por a mão no motor porque já esfriou um pouco, devemos esvaziar o sistema.
Para isso desligaremos as duas mangueiras que vão ao radiador. Primeiro a superior e depois a inferior. Ambas estão presas por abraçadeiras. Caso as mesmas estejam velhas, trocar por novas.
Sairá toda a água do radiador e das mangueiras. Essa água sairá com uma cor bem suja se o sistema não é limpo recentemente.
Também deve-se desconectar as 3 mangueiras menores que vão para o reservatório de expansão. Tirar o reservatório e retirar toda a sujeira dele. Muitas vezes costuma estar cheio de barro ou ferrugem colado em suas paredes, assim que têm duas opções: comprar um novo por aproximadamente uns R$25,00 ou limpa-lo inserindo areia, feijões ou grãos de arroz dentro e sacudir e esvaziar, limpando sempre após esse processo em água corrente para retirar qualquer sujeira.
Muitos preferem usar ácido clorídrico, fica a seu critério qual processo adotar, o importante que o reservatório fique ausente de sujeiras.
Agora se deve retirar a Válvula Termostática, já que ao esfriar, esta se fechou e não irá nos permitir esvaziar todo o sistema, principalmente retirando o líquido do cabeçote. A Vávlula Termostática encontra-se aproximadamente embaixo da tampa do distribuidor. Está presa por uma capa de proteção que pode ser metálica ou de plástico, essa por sua vez é fixada por 3 parafusos de 10mm. Se não o encontram, é simples: sigam a mangueira superior do radiador até a outra extremidade.
Para isso desligaremos as duas mangueiras que vão ao radiador. Primeiro a superior e depois a inferior. Ambas estão presas por abraçadeiras. Caso as mesmas estejam velhas, trocar por novas.
Também deve-se desconectar as 3 mangueiras menores que vão para o reservatório de expansão. Tirar o reservatório e retirar toda a sujeira dele. Muitas vezes costuma estar cheio de barro ou ferrugem colado em suas paredes, assim que têm duas opções: comprar um novo por aproximadamente uns R$25,00 ou limpa-lo inserindo areia, feijões ou grãos de arroz dentro e sacudir e esvaziar, limpando sempre após esse processo em água corrente para retirar qualquer sujeira.
Muitos preferem usar ácido clorídrico, fica a seu critério qual processo adotar, o importante que o reservatório fique ausente de sujeiras.
Agora se deve retirar a Válvula Termostática, já que ao esfriar, esta se fechou e não irá nos permitir esvaziar todo o sistema, principalmente retirando o líquido do cabeçote. A Vávlula Termostática encontra-se aproximadamente embaixo da tampa do distribuidor. Está presa por uma capa de proteção que pode ser metálica ou de plástico, essa por sua vez é fixada por 3 parafusos de 10mm. Se não o encontram, é simples: sigam a mangueira superior do radiador até a outra extremidade.
Conectar a mangueira inferior do radiador novamente e introduzir água pela entrada superior. Desta forma fará a água circular e sair pelo motor.
Se tudo estiver correndo bem na limpeza e no sistema, a água deverá sair por onde estava colocada a válvula termostática. Enquanto corre a água, podemos aproveitar e limpar toda a região em volta e no orifício com o objetivo de retirar pedaços de borrachas ressecadas, ferrugem e sujeiras que se instalaram.
Convém fazer enquanto corre água porque dessa forma a sujeira se desprenderá mais fácil e não ficará resíduos ressecados, pois a água vai aproveitar e lavar toda a região.
Se tamparmos com as mãos a saída de água do motor, a água deverá sair por uma das mangueiras do reservatório de expansão. Depois, colocar a mangueira de rede, por onde estava saindo água e fazer circular água pelas mangueiras dp reservatório de expansão.
Colocar o reservatório de expansão e conectar todas as mangueiras novamente, colocar a carcaça da válvula termostática mas sem a válvula por enquanto. Encher o sistema com água corrente e pôr o motor em marcha lenta uns 10 minutos. Apagá-lo e esvaziar todo o sistema desligando a mangueira inferior do radiador. Repetir este passo até que o água saia completamente limpa.
Soltar a carcaça que a Válvula fica presa e inserir a Válvula Termostática, passando um pouco de graxa em volta, na borracha de vedação (O´ring), ajustá-la na posição correta e prender a carcaça aparafusando os 3 parafusos.
Se olharmos a mangueira que vai desde o radiador para a válvula termostática, veremos uma válvula, como se fosse um pequeno registro ou torneirinha. Essa válvula serve para retirarmos o ar do sistema e principalmente da mangueira superior.
Agora se deve colocar o aditivo através do reservatório de expansão. Colocar primeiro o aditivo e depois completar com água destilada, ou se não puder com água filtrada, até que saia líquido pela válvula da mangueira, aquela que serve para “sangria” ou seja, para retirarmos o ar. Ou até completar o nível máximo do reservatório de expansão.
Fechar a válvula e pôr o motor em marcha lenta. Deve-se ir completando o nível do reservatório de expansão até que fique estável, logo o tampar. Deixar o motor em marcha lenta uns 5 minutos e apagá-lo. Abrir a válvula de sangria para eliminar o ar. Fechar a válvula e completar o nível do reservatório de expansão.
Pôr o motor em marcha novamente, uns 5 minutos mas apagá-lo e abrir a válvula novamente. Desta vez o ar deverá sair muito mas rápido, devido a que o sistema já levantou pressão.
Completar o nível do reservatório de expansão. Repetir este procedimento até que o nível do reservatório já não desça. Não abrir a válvula de sangria com o motor em marcha. Assim fica concluído este serviço.
Durante os primeiros dias observar o nível do reservatório de expansão e mantê-lo sempre com o sistema de arrefecimento no nível adequado.
(veja mais em http :// r19club. com/)
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